O curso prático de Piloto Privado de Avião (PPA) é o primeiro passo para aqueles que desejam ingressar na aviação, seja por necessidade, lazer ou profissionalmente. Não é necessária experiência prévia, exceto a aprovação na banca teórica da ANAC. Após sua conclusão, o aluno estará apto a pilotar aviões monomotores terrestres (MNTE) e em condições visuais.
O curso prático é dividido em 4 fases, sendo elas: Pré-Solo (PS), Aperfeiçoamento (AP), Navegação (NV) e Pré-Cheque (PQ).
Na fase Pré-Solo o aluno aprenderá as técnicas básicas de pilotagem (como manipular os comandos de voo e motor, curvas, subidas e descidas), técnicas de aproximação e pouso, e emergências no circuito de tráfego. Tudo isso para que ele se prepare para o voo solo, quando irá conduzir sozinho uma aeronave pela primeira vez.
A fase de aperfeiçoamento visa aprimorar as técnicas já vistas na fase anterior. Na navegação, o aluno será instruído a realizar todo o planejamento de navegação aérea (traçar rota, passar plano de voo, consultar NOTAMs, METAR, TAF, dentre outros) e executá-las na prática. O pré-cheque é a missão preparatória para o voo de cheque em si, nesta missão o aluno será cobrado nos mesmos moldes como se estivesse no voo com o examinador, que o avaliará para a concessão da licença.
A carga horária mínima é de 43 (quarenta e três) horas de voo em aeronave, obedecendo às seguintes fases:
- Pré-solo: 23 horas;
- Aperfeiçoamento: 08 horas (+ 05 horas em simulador);
- Navegação: 10 horas;
- Pré-cheque: 02 horas.
Caso queira dar continuidade na aviação profissionalmente como piloto de linha aérea, táxi aéreo, executivo, agrícola ou de qualquer área, poderá dar sequência em sua formação, realizando o curso de Piloto Comercial de avião.