Dúvidas frequentes
Leia as dúvidas mais comuns dos nossos clientes.
Sobre o curso Piloto Privado de Avião (PPA)
Posso começar o PPA com menos de 18 anos?
Na PROAV, não. Outras escolas até podem aceitar alunos maiores de 16 anos (com termo de compromisso assinado), mas acreditamos que não compensa acelerar o ingresso no curso prático, uma vez que o voo solo somente é permitido aos 18 anos.
É verdade que o voo solo só é permitido após aprovação na banca ANAC?
Sim. Voo solo só permitido após aprovação na banca ANAC e após os 18 anos. Além disso, para ser aprovado para o voo de cheque, o aluno deverá também ter concluído o ensino médio.
É garantido que eu termine o curso com as exatas 48 horas (43 horas de voo + 5 horas simulador)?
Não. A carga horária de 48 horas é considerada MÍNIMA. A depender da proficiência do aluno durante as missões do curso (em caso de reprovação, por exemplo), este número pode ser maior.
No RBAC 61 está escrito mínimo de 35 horas de voo. Por que a PROAV cobra 43 horas de voo?
Cobramos 43 horas de voo porque nosso Programa de Instrução (PI) foi homologado para esse total. Nenhum CIAC pode fazer menos do que aquilo para o qual foi homologado, portanto atente-se para o que diz o PI do CIAC a ser escolhido. Nosso programa de 48 horas (43 em aeronave e 5 em simulador) foi montado de modo a cumprir os requisitos do RBAC 61 e da IS 141-007 da melhor maneira possível.
Por que existem mais 5 horas de simulador no PPA?
Em consonância com a IS 141-007, que prevê ensinamentos básicos sobre voo por instrumentos, recuperação de entrada inadvertida em condições IMC, radionavegação e navegação eletrônica no curso do PPA, nós da PROAV entendemos que estes exercícios são mais bem explicados e treinados em um simulador de voo. Além do que, a hora do simulador é bem mais em conta que a hora de uma aeronave.
Com a licença de Piloto Privado, posso trabalhar como piloto?
Não. A licença de piloto privado não lhe dá direitos de exercer atividade remunerada. Para ser piloto de linha aérea, de taxi aéreo, executivo, agrícola ou de qualquer área, é necessária a licença de piloto comercial.
O que posso fazer com a licença de Piloto Privado então?
A licença de piloto privado lhe concede o direito de operar aeronaves para proveito próprio, lazer ou aerodesporto, e desde que não haja remuneração envolvida proveniente do ato de pilotar.
Que tipos de aeronaves poderei pilotar ao término do Piloto Privado?
Na PROAV: monomotores leves (MNTE). É necessário observar as habilitações envolvidas no curso no qual você irá se matricular. Alguns CIACs oferecem o curso de PPA vinculado a outras habilitações que não somente a MNTE, como o MLTE (multimotor terrestre), por exemplo. A PROAV disponibiliza a licença de PPA apenas com a habilitação MNTE.
O pagamento das horas de voo é feito à vista?
Não necessariamente. Normalmente trabalha-se com a compra de pacotes de 10 horas. Após voar estas 10 horas, você deve comprar um novo pacote. Podemos dizer que as compras são fracionadas em pacotes de horas. Também existe a opção de comprar tudo de uma vez. Consulte-nos para mais detalhes e opções de compra.
Qual o prazo para concluir o curso?
Não existe um prazo máximo para conclusão do curso, você pode marcar suas aulas de acordo com a sua disponibilidade de tempo e dinheiro. Todavia, não recomendamos que as aulas tenham espaçamento maior que 15 dias entre elas.
Obs.: alunos que ficam mais de 29 dias sem voar são considerados ociosos no Programa de Instrução, e isto acarreta a reprovação da missão anterior, devendo o aluno repetir a última missão realizada.
Sobre o curso Piloto Comercial de Avião; habilitação VFR (PCA/VFR)
O CMA para o PCA não é de 1ª classe?
É… Mas não é! Antigamente para iniciar o curso do PCA era necessário fazer a mudança do CMA de 2ª classe para primeira. Hoje em dia, após aprovação da IS 141-007, foi permitido realizar o curso do PCA com o CMA de 2ª classe. Todavia, no dia do voo que endossa o aluno para o voo de cheque para concessão da licença, o aluno já deve estar com o CMA de 1ª classe.
Posso iniciar o PCA sem estar aprovado na banca ANAC?
Sim! Para iniciar o curso prático, o aluno deve, pelo menos, ter concluído ou estar cursando um curso teórico de PCA. Entretanto, no dia do voo que endossa o aluno para o voo de cheque para concessão da licença, o aluno deverá comprovar sua aprovação na banca ANAC.
Se o curso é PCA/VFR por que tenho que fazer horas IFR?
Assim como no PPA, os alunos do PCA devem ter, ao menos, noções do voo por instrumentos. Essa noção é importante para que no caso de uma entrada inadvertida em condições IMC, você tenha calma e saiba solucionar o problema da melhor maneira possível, além de conhecer mais afundo os instrumentos a bordo de sua aeronave.
Nas navegações do curso, posso ir para qualquer aeroporto do Brasil?
Não. Nós elegemos 40 aeródromos possíveis de serem escolhidos durante as navegações, e nós os classificamos quanto à complexidade de planejamento e execução de voo. Ao passo que você vai evoluindo nas navegações lhe será permitido selecionar aeródromos mais complexos.
Quais aeródromos podem ser escolhidos?
Segue a lista dos aeródromos:
1) Adamantina – SDAD
2) Angra dos Reis – SDAG
3) Araraquara – SBAQ
4) Araras – SDAA
5) Assis – SNAX
6) Avaré – SDRR
7) Bauru – SBBU
8) Bauru-Arealva – SBAE
9) Botucatu – SDBK
10) Campinas-Amarais – SDAM
11) Campinas-Viracopos – SBKP
12) Catanduva – SDCD
13) Garça– SDGC
14) Ibitinga – SDIG
15) Itanhaém – SDIM
16) Itápolis – SDIO
17) Itirapina – SDJA
18) Jundiaí – SBJD
19) Lençóis Paulista – SDLP
20) Lins – SWXQ
21) Londrina – SBLO
22) Marília – SBML
23) Ourinhos – SDOU
24) Paranaguá – SSPG
25) Paraty – SDTK
26) Piracicaba – SDPW
27) Poços de Caldas – SBPC
28) Presidente Prudente – SBDN
29) Ribeirão Preto – SBRP
30) Rio Claro – SDRK
31) São Carlos – SDSC
32) São José do Rio Preto – SBSR
33) São José dos Campos – SBSJ
34) São Manuel – SDNO
35) São Paulo-Campo de Marte – SBMT
36) Sorocaba – SDCO
37) Tatuí – SDTF
38) Tietê – SDET
39) Ubatuba – SDUB
40) Uberaba – SBUR
Concluído o PCA já posso ser contratado por uma Companhia/Taxi Aéreo?
Poder, pode, mas é provável que não. Assim como em qualquer formação, o simples fato de você estar minimamente qualificado não garante sua contratação, e na aviação não é diferente. Fique atento aos mínimos requeridos por cada Companhia/Táxi Aéreo e se prepare. Alguns exigem ICAO nível 4, habilitação IFR e MLTE, e um mínimo de experiência de horas de voo provavelmente superior ao que você terá ao concluir o PCA.
E posso ser contratado por uma empresa de aviação agrícola?
Para ser piloto agrícola você deve realizar um curso de piloto agrícola, composto também por partes teóricas e práticas. Para iniciar o curso de piloto agrícola é requerido, um mínimo de, 370 horas de voo.
Após o PCA então, qual o próximo passo?
Não existe uma regra para isso. O que você tem que fazer é estudar, se preparar e conseguir horas de voo. Um jeito comum de fazer isso é ingressar em um curso de instrutor de voo, entrar para o corpo de instrutores de um CIAC e dar instrução de voo, acumulando, assim, a experiência de voo necessária para atingir seus objetivos.
Outro caminho é conseguir emprego na aviação executiva, e para isso você deve construir relacionamentos, e se mostrar sempre ativo e presente nos aeroportos, afinal quem não é visto não é lembrado. E principalmente, estar disposto a viajar o Brasil em busca de oportunidades, e não apenas no “portão de casa”.
Sobre o curso Instrutor de Voo de Avião (INVA)
Se eu fizer o curso do INVA na PROAV serei contratado como INVA pela PROAV?
Não necessariamente. Quando contratamos novos instrutores, preferimos aqueles que estejam mais alinhados com a nossa filosofia de ensino e cultura organizacional. Quanto mais cursos fizer conosco, mais alinhado com nosso método de trabalho e maiores as chances de compor o corpo de instrutores.